17 fevereiro 2015

[RESENHA]:Conto As Valentinas- Luiza Trigo


Título: As Valentinas
Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco
Páginas: 24
 
 
A resenha de hoje é de um conto nacional muito legal que eu baixei na Amazon. Eu queria uma leitura leve e que  permitisse conciliar com os estudo e, além disso, experimentar a escrita da Luiza primeiro antes de comprar o livro dela, que tem tudo a ver com o conto, por impulso. Mas antes mesmo de falar um pouco sobre ele já vou afirmar que é muito bom! Estou ficando cada vez mais orgulhosa dos escritores nacionais que ando conhecendo.
 
 
É sempre difícil pra mim falar sobre contos, pois devido a sua pequena extensão  posso acabar revelando algo que perderá a graça caso vocês forem se aventurar pela história. Então, a partir daqui vou me policiando para que isso não aconteça.
 
 As Valentinas já no título nos lembra algo, uma data em especial, o dia de São Valentim, mais conhecido como dia dos namorados. Se vocês curtem a data eu não sei, mas sou da opinião de que se você está namorando ela pode ser muito legal, romântica... Se por um lado está solteiro dia 12 de junho não é lá uma data fácil de encarar com bom humor. Pelo menos pra mim e para a protagonista da história, a Bia, que odeia a data! O motivo é muito simples, ela não tem namorado pra comemorar esse dia sem contar o quanto é insuportável aqueles buquês que chegam na sala de aula para as suas colegas, caixas de bombom, ursinhos com "Eu te amo" e todas aquelas declarações públicas de afeto. É, porque tem que ser algo pra que todos vejam e quem está sozinho ou sozinha sinta o quanto a vida pode ser injusta. E quem é carente e romântica assim como a Bia, sofre demais!
 
Mesmo não sendo um bom dia como ela imagina, eu consegui ver algumas coisas positivas e que a personagem deveria reconhecer como o grande amigo que ela tem e as amigas, é claro, que estão sempre dispostas a ajudar seja com uma frase de incentivo, nas atitudes, cozinhando, dividindo chocolates, afinal amigas de verdade ganham alguns quilinhos juntas.
 
Posso dizer também que pelo conto temos uma noção de como pode ser "Meus 15 anos" o livro da autora que são com as mesmas personagens. E o final repentino além de nos deixar com água na boca, morrendo de vontade de ler "Meus 15 anos" e pensando que existe outras formas de se comemorar o dia dos namorados (sem um namorado) e sem usar aquela desculpa, que também não deixa de ser uma verdade, que a data é voltada para o consumo, para o mercado obter lucro.
 
Apenas pelo conto já deu pra perceber também algumas referências de outros livros, músicas e games. E eu achei isso muito bacana, um livro que em si é voltado mais para o universo feminino mencionar jogos e ainda, mesmo que resumidamente, fazer uma análise crítica sobre a participação das mulheres nos games. Portanto, em poucas páginas vocês irão se divertir e adquirir novos conhecimentos. Na verdade ele é só uma "palinha" do que "Meus 15 anos" trás.
 

 

2 comentários:

  1. Foi uma boa ideia a sua, de ler o conto antes de comprar o livro. Acho que vou fazer o mesmo para descobrir se a escrita da autora me agrada ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o conto, mas já li "meus 15 anos" é uma história perfeita. Uma leitura rápido e agradável. Realmente a Luly escreve muito bem.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir