Título original: Just Listen
Titulo nacional: Just Listen- A garota que esconde um segredo
Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol Literário
Páginas: 307
Annabel poderia ser a garota que tem "tudo" (se é que existe alguém tenha), como dizia o slogan do anúncio publicitário que ela gravou, antes do verão que mudou radicalmente não só o que ela tinha, mas a sua reputação.
A protagonista, Annabel, é a filha caçula de três irmãs, todas elas modelos desde a infância. Apesar de serem lindas e inicialmente seguirem a mesma profissão elas não são nada parecidas. Sua família vive em uma casa de vidro, mas acredito que mais do que apresentar um imóvel sofisticado a autora quis transmitir uma metáfora, pois a família Greene estava longe de ser transparente, como as paredes da casa, não só para os outros, mas para os seus próprios membros que deveriam ser as pessoas mais importantes.
Como o último verão mudou a percepção do que os outros tinham de Annabel sua volta às aulas não é nada empolgante e sim, solitária e marcada por olhares que a julgam sem piedade. Completamente sozinha e sendo provocada por sua ex-amiga, Sophie, Annabel se exclui do máximo de atividades de que ela pode e passa os intervalos na companhia de seu lanche em um muro da escola, em que um dos alunos, também não muito bem visto pelos colegas fica sempre com um iPod em mãos e fones no ouvido.
Ambos são muito diferentes uma espécie de a Bela e a Fera. Annabel obedece os padrões de modelo comercial enquanto que o garoto é bem alto, veste roupas escuras e parece estar constantemente desligado do que está a sua volta. É somente ele e a música que explode em seus ouvidos. Durante alguns dias um encara o outro, sem uma palavra. Até que um acontecimento aproxima os dois. O garoto se chama Owen e impressiona a protagonista pelo seu cavalheirismo e sabedoria.
Owen leva música para todos os cantos e uma forma de fazer com que ela chegue a outras pessoas, é através de seu programa de rádio local, mesmo que o horário em que ele é transmitido não permita uma grande audiência. Mas seus ouvintes são "insones iluminados", como ele próprio os nomeia.
Através da música, Owen tenta provocar várias sensações e reações na protagonista. Seu princípio de vida também é completamente diferente do de muitas pessoas e se baseia em: não mentir; ser honesto com todos independentemente do assunto. Uma atitude estranha e até encarada como inatingível por Annabel, já que a mesma está acostuma a camuflar seus sentimentos, omitir e mentir para os outros e para si mesma. Sua justificativa para tanta omissão, timidez e falta de posicionamento está nos dramas familiares que revelou pais e irmãs frágeis, vulneráveis e que se apoiam nas conquistas dos outros para obter uma nesga de felicidade.
Contudo, a principal missão de Owen ao se aproximar de Annabel é confrontá-la por meio da música e argumentação. Por exemplo, ela deve primeiramente assumir e depois explicar a ele o motivo de gostar ou não de determinado estilo musical, de forma convincente e clara. Assumir que gosta ou não de determinada coisa é o primeiro passo, pois Annabel costuma omitir para agradar. E a segunda etapa seria verbalizar, expor suas opiniões de forma segura, doa a quem doer. Algo muito importante já que ela costuma se fechar e esconder segredos.
"É difícil ficar guardando tudo dentro da gente. Mas para mim... Às vezes é ainda mais difícil pôr para fora. "p.127
Ao ler o título e a sinopse, respirei fundo, e tentei imaginar que história Just Listen me contaria. Meu preconceito rondou por histórias de colegial que envolvesse brigas entre melhores amigas por causa de garotos, inveja e manipulação. Isso realmente acontece. Sophie, a ex amiga de Annabel, é extremamente manipuladora e em alguns momentos me lembrou a Alison Dilaurentis de Pretty Little Liars. Mas a história não fica nisso, e toma um rumo que eu jamais esperaria. Just Listen trabalha com o fortalecimento interior que reflete no exterior com o auxilio da música e a partir de vários personagens e não só da Annabel.
"A música é a grande unificadora. Uma força inacreditável. Algo que pessoas que são diferentes em tudo podem ter em comum." p.83
A profissão de modelo no livro, trás à tona questões como competição feminina, grandes exigências, a distorção da imagem que pode, consequentemente, levar a distúrbios alimentares e a grande batalha travada para superar o medo de comer e se enxergar como realmente é. Just Listen despeja no leitor a importância de estabelecer enfrentamentos e superar um panorama de visões ingênuas, principalmente no ambiente familiar.
Eu, particularmente, amei a capa, mas o lado ruim fica por conta das páginas brancas e a fonte que é um pouco menor se comparada a dos livros mais recentes da Farol (Just Listen é de 2010). Porém, isso não afetou em nada a minha leitura, pois a história é tão intensa e significativa que não sobra espaço para avaliar a composição estética do livro e resta apenas a ansiedade para saber se Annabel conseguirá libertar seus fantasmas e estabelecer relacionamentos verdadeiros.
Eu, particularmente, amei a capa, mas o lado ruim fica por conta das páginas brancas e a fonte que é um pouco menor se comparada a dos livros mais recentes da Farol (Just Listen é de 2010). Porém, isso não afetou em nada a minha leitura, pois a história é tão intensa e significativa que não sobra espaço para avaliar a composição estética do livro e resta apenas a ansiedade para saber se Annabel conseguirá libertar seus fantasmas e estabelecer relacionamentos verdadeiros.
Quer conhecer outros livros da Farol Literário curta a fanpage da editora no facebook: https://www.facebook.com/FarolLiterario
Oie Sabrina! :D
ResponderExcluirFaz um tempo que quero ler um Livro da Sarah, mas ainda não tive a oportunidade! Já escutei muitas pessoas elogiando a forma como ela escreve as histórias dela, sempre falando sobre assuntos delicadas!
Tenho uma enorme curiosidade, porém ainda não decidi qual Livro dela quero conhecer primeiro! Talvez eu comece por esse, pois parece ter uma história bem bonita e fala sobre música, que é algo que na minha opinião pode causar união!
Espero conferir esse Livro em breve! *-*
Beijos e até logo! :D
Oi, Amanda!
ExcluirEssa é a primeira vez que li um livro da Sarah e me apaixonei!
Quero ler outros da autora daqui pra frente.
Acho que começar por Just Listen seria uma boa escolha. A autora aproveita todos os personagens pra compor o enredo e algumas se entrelaçam com a da Annabel que é a principal. Mas os secundários como o Owen, que passa uma grande lição musical e as irmãs da protagonista, principalmente a que sofre de anorexia, me prendeu bastante. Sem contar que eu me identifiquei muito com a Annabel, por ela ser tímida, guardar os seus sentimentos e eu resolvi até começar a praticar os conselhos que o Owen dava pra ela como uma forma de libertar certos sentimentos opressivos. Mas vou fazer isso aos poucos pois é um processo.
É um livro incrível e que me influenciou bastante sem contar que quando há uma união da música com a literatura me agrada mais ainda! <3
Beijos.
Sabrina adorei sua resenha, e blog claro!
ResponderExcluirSou doida para ler esse livro, amo história com temas significativos. Da autora eu li Aquele Verão, que eu não curti muito por causa da protagonista. E tenho A Caminho do Verão que eu ainda não li, mas quero ler em breve!
Beijos!
http://deixaelaler.blogspot.com/
Oi, Jessica.
ExcluirQue bom que gostou!
Agora eu quero ler outros livros da autora e os que você citou já estão na lista!
Obrigada pela visita.
Beijos.
Oi Sabrina! Tudo bem?
ResponderExcluirEu só não li esse livro da Sarah Dessen, mas os outros que li, gostei.
Adorei sua resenha. Parabéns!
Beijos
http://primaveraliteraria0.blogspot.com.br/
Oi, Rafa!
ExcluirQue bom que gostou.
Obrigada pela visita!
Olá Sabrina!!
ResponderExcluirAmei seu Blog e você está de Parabéns!
Adoreii a resenhaa e fiquei com vontade de ler Just Listen!! :3 A capa do livro chamou bastante a minha atenção!! E qual será o segredo que ela esconde? Só lendo para saber, né? Hahahahahahahaha
Sucesso!
Beijos!
maisumpracolecao.blogspot.com.br
Oi, Erika!
ExcluirFico muito feliz que tenha gostado.
A capa acaba por despertar mais mistério ainda. Mas o que ficou pra mim foi o crescimento dos personagens e não só da Annabel, mas principalmente de suas irmãs.
Obrigada pela visita!
Beijos.