Título original: The Julian Chapter
Título: O Capítulo do Julian
Autora: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 96
É bom recomeçar...
Quem já leu o livro Extraordinário (quem não leu leia a resenha, clique aqui), sabe que a história tem um personagem um tanto quanto antipático e que me irritou bastante com o seu comportamento insensível e pela falta de empatia. Já sabe de quem estou falando não é mesmo? Do Julian, exatamente.
Em O Capítulo do Julian, temos 96 páginas destinadas a ver os fatos pela perspectiva do garoto que praticava bullying e dificultou a vida do Auggie na escola.
Pra começar, Julian tem 11 anos, e já começa o capítulo nos chamando de sensíveis demais e que tudo que aconteceu na Beecher Prep ganhou mais atenção do que deveria. E para que você entenda o lado dele, Julian faz uma retrospectiva a sua infância quando tinha 5 anos e tinha medo, por exemplo, de filmes de terror e mal conseguia dormir. Tudo isso para lhe provar que Auggie era o responsável por trazer à tona o seu passado, medos e justificar com outros argumentos o porque dele não gostar do August.
"Se não examinarmos o passado, não aprenderemos com ele."
Enxugando os fatos, cheguei a conclusão de que Julian era um garoto mimado, que todas as suas atitudes cruéis eram acobertadas pelos pais, mas no fundo percebemos que ele tem seus problemas, que é um garoto sozinho, que busca afirmação exercendo um papel de liderança sobre a sua turma, mas para causar dor em seus colegas e chamar atenção para si. Mas como todo mundo não tem apenas defeitos, ele também tem suas qualidades e é uma vítima de uma criação que não impôs limites e valores.
Achei extraordinário poder entender o lado de quem pratica bullying, porém achei a narrativa um pouco estranha já que o Julian tem 11 anos e a história foi escrita em um estilo mais adulto. O e-book é pequeno, gostoso de ler, em alguns momentos fiquei nervosa com o personagem, mas aos poucos fui entendendo o lado dele apesar de não concordar com seu comportamento. Temos um personagem novo no livro também que é a avó francesa do garoto e no fim ela é essencial para que ele reflita sobre o passado.
Eu quero tanto ler esse livro! Extraordinário foi um livro importantíssimo pra mim e eu não queria me desfazer da leitura jamais, por isso sinto que ficarei feliz lendo esse livro, mesmo sendo narrado pelo Julian.
ResponderExcluirAbraço,
literarizei.blogspot.com