Olá, leitores, tudo bem?
Bom, com as férias geralmente surgem projetos e maratonas como um meio de incentivar a leitura. Adoro as maratonas literárias porque elas me estimulam a superar metas de leitura. Porém, como esse ano estou me dedicando a estudar para o Enem o que tenho a dizer é que vestibulando não tem férias!
Mas quem se importa? Então, entre um estudo e outro vou ir tentando colocar algumas leituras em dia, até pra relaxar um pouco, e para isso resolvi participar de uma maratona que tem tudo a ver com os livros que preciso ler, é a Maratona de Livros Nacionais que o blog Teoremas da Mimosa criou para esse inverno. E por que ela tem tudo a ver comigo? É muito simples, tenho vários e-books nacionais que preciso ler pra ontem, principalmente porque são de parceria com autores e ai vão as minhas desculpas por ainda não ter resenhado algumas obras. Mas esse mês vai, i promisse!
Depois das explicações vamos agora a minha lista de leitura que não é tão grande, mas como preciso estudar ela é SIM um grande desafio! Vamos lá:
1) Nostalgia: Eu na realidade já iniciei a leitura desse livro, que é fruto de uma parceria com a autora Nana Lees, e ando curtindo muito, então vou aproveitar a maratona pra finalizá-lo.

Através desta história, a autora mostra a trajetória de um ser puro e indefeso a se tornar o vilão, usufruindo de metáforas para demonstrar o que a falta de alicerce na infância pode fazer.
2) O Filho da Natureza: Também é um livro de parceria e a sinopse me interessou bastante.

Em um passado não muito distante, a população da terra vivia feliz em uma era tecnológica magnífica; A cura do câncer foi descoberta, assim como a cura para outras doenças terminais; A criação de uma ração sintética comestível acabou com a fome; Aos poucos o crime e a pobreza deram lugar á uma sociedade mundialmente unida e próspera; Mas para se chegar nessa época foram necessários muitos anos de pesquisa, e testes e vários blá blá blás. Para que isso fosse possível eles usaram todos os recursos que tinham, incluindo os recursos naturais; Os rios estavam ficando cada vez mais poluídos, a radiação contaminou o solo, o carbono a atmosfera.
Eles pensaram que estavam matando a natureza aos poucos, e por um momento eles estavam certos até que um dia ela resolveu revidar e foi ai que os humanos pagaram um preço mais alto. Terremotos, furacões, tsunamis, tempestades violentas, todos juntos acabaram com a maioria dos trabalhos humanos e devastou muito mais da metade da população.
Os sobreviventes se ajuntaram nas cidades menos danificadas e tentaram reconstruir a sociedade.
Eu nasci nessa época.
3) Simplesmente Ana: Sempre quis ler um livro dessa autora que é muito elogiada e além disso ela é mineira, ou seja, preciso ler!

Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
4) Perto do Coração Selvagem: Bom, Clarice Lispector não é mesmo, acho que não preciso explicar. E provavelmente pode me ajudar no vestibular, por que não?

A narrativa do romance é quebrada, feita de flashbacks da memória da personagem principal, que se fundem com seu dia-a-dia, com os diálogos com os outros personagens. Diálogos que não aparecem muito durante a leitura, mas que sempre deixam a sensação de serem monólogos, devido ao fato de Clarice jamais abandonar a percepção da mente do personagem frente a palavras e meios externos.
O romance caminha em passos árduos, num silêncio branco. Árdua é a leitura do livro, pois como foi dito, não se volta mais a superfície como antes. É um mergulho, é uma tentativa de saber a si mesmo, de perguntar-se pouco, compreender mais e entender o que for necessário. É um romance pra sentir "no estômago", e não para ser entendido. Clarice Lispector é deveras humana, a sua busca pela lucidez revela, de um outro ângulo, sua insatisfação com uma realidade moldada. Joana, a personagem do livro, entende que é eterna em seu pensamento contínuo: e chega a cansar-se várias vezes. Mas prossegue, como uma lagarta que mesmo machucada, gorda de si mesma e feia, tece um casulo em volta de si para alcançar seu outro estágio. Como disse Hermam Hesse " Não há caminho mais obscuro para o homem do que aquele que o leva para si mesmo". Clarice mostra, neste romance, que o caminho é obscuro apenas enquanto não encontramos, reconhecemos, identificamos e transmutamos nossa própria luz. O túnel é profundo, mas como se saber o que tem no final se nos acostumamos com a escuridão da inconsciência?
Então, são apenas 4 livros sei que parece pouco, mas não é pra quem não estará de férias e ainda tem outros livros para ler. Espero mesmo conseguir ler todos, principalmente os de parceria e dar um bom retorno para os autores.
Boas leituras a todos que vão ler muito nessas férias! Bye!
Hey!
ResponderExcluirEu quase não leio livros nacionais, mas eu gostaria de ler mais!
Queria muito ler o livro Simplesmente Ana que muita gente fala bem <3
Espero que você tenha ótimas leituras :D
Beijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
Acabei de entrar em férias e acho que essa lista de livros de autores nacionais será muito útil para mim hahah estava mesmo querendo ler mais livros daqui. Adorei o post!
ResponderExcluirliterarizei.blogspot.com
Ei, Sabrina! Sempre quis ler "Simplesmente Ana", mas ainda não tive oportunidade. Todo mundo elogia os livros da Marina! Esperando sua resenha para saber o que achou dele :)
ResponderExcluirBeijinhos
minhasecretapoesia.blogspot.com
Simbora ler um pouco, que nunca fez mal né? hahahaha <3
ResponderExcluirhttp://teoremasdamimosa.blogspot.com