01 julho 2014

[RESENHA]: Livro 31 Profissão Solteira- Claudia Aldana


"I Know I'II stay alive
I've got all my life to live
I've got all my life to give
I will survive
I will survive! hey, hey!"
Gloria Gaynor
Título: 31 Profissão: solteira
Autor(a): Claudia Aldana
Editora: Primavera Editorial
Ano:2008
Páginas:295 
 

Sinopse:

Consuelo Aldunate parece ter tudo o que uma mulher quer: independência financeira, um bom grupo de amigos, um trabalho divertido, um guarda-roupa invejável e um apartamento top.

Mas Consuelo quer uma coisa que para muitas mulheres pode soar básico. Um acessório difícil de conseguir, embora pareça estar em toda parte: um homem.

Exigente, ela não quer qualquer homem; quer um próprio, privatizado e que possa mostrar a todos. Por isso arregaça as mangas e sai à procura de um namorado por todos os lugares onde possa haver homens interessantes e disponíveis. Nessa busca, entre drinques e encontros insólitos, a anti-heroína vai descobrindo que é difícil deixar de ser solteira. Com humor inteligente, a personagem mostra que por mais que esteja na moda ser single, há momentos em que daria tudo para ter alguém esperando por ela em casa.

 

 
Consuelo Aldunate é uma personagem fictícia criada pela Claudia Aldana, uma escritora e jornalista chilena. Cláudia reuniu nesse livro todas as crônicas em suas versões originais antes de serem publicadas na sua coluna na Revista Ya.

Consuelo é uma trintona solteira e a sua idade somada a sua situação conjugal não é algo aceito com bons olhos perante a sociedade e vamos combinar, nem por ela mesma! É certo que vivemos em um tempo onde com trinta anos uma pessoa já pode ser considerada velha! E, além disso, deve já ter alcançado alguns patamares, conquistas e ter se casado. Para uma mulher nessa sociedade chega ser algo ser bastante cruel.

Apesar do estigma que os solteirões carregam, Consuelo se alterna entre momentos de solidão e em outros vê sua própria companhia e a dos amigos como suficiente para a sua felicidade. Nos momentos de solidão ela não pensa duas vezes e arrisca em jogar os dados e o coração junto e vê até aonde uma paixão pode leva-la. Na maioria das vezes apenas a mais uma aventura e idas ao cabeleireiro para espantar a depressão.

De uma forma cômica a protagonista faz uso de frases em inglês para definir melhor seus sentimentos e indignação, mas durante a leitura é fácil se acostumar com isso. Perdi-me também na quantidade de "ficantes" que a Consuelo teve e em certa parte simplesmente desisti de contar.

Por vários momentos sentia pena da Consuelo, em cada capítulo ela mergulhava em um relacionamento que obviamente não iria render nada sério e tira-la da terrível solteirice. Mas parecia que ela gostava mesmo era de repetir seus erros. Porém,  os resultados desastrosos de tantos encontros ela encarava como uma atriz de hollywood.



Em minha opinião, Consuelo já é uma vencedora apesar de toda a sua insegurança e alguns pensamentos negativos como: "talvez eu não consiga ser mãe". A maternidade certamente é o sonho de muitas mulheres, mas como ela mesma lista no livro, tem seus prós e contras. E por outro lado ela tem um trabalho satisfatório e uma vida independente e financeiramente digna de dar inveja!

31 Profissão Solteira, trata-se de um livro leve, bem-humorado que sem nenhum pudor revela a vida, os medos e os mais íntimos pensamentos de uma mulher de trinta anos sem certas obrigações pertencentes a uma esposa ou mãe.

O que achei interessante foram algumas semelhanças entre uma mulher madura e uma adolescente de quinze com relação ao amor. Percebi também que não há muita diferença e sim bastantes similaridades entre todos os homens não importando sua nacionalidade.

Vale ressaltar que com o livro é possível viajar para o Chile sem sair do lugar. Há muitas menções sobre bares, restaurantes, lojas, músicas e comidas chilenas, já ouviu falar de Pisco sour?!

Enfim, é uma obra altamente divertida, moderna, com um ritmo agradável e não recomendado apenas para as solteiras na faixa dos trinta, mas para todas as mulheres, até as casadas.
 
 

4 comentários:

  1. Parece ser um livro bem interessante e admirável, o amor sempre se revela igual em todas as idades ne, gostei bastante da resenha e vou anotar pra não esquecer!
    beijão
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todas as idades e nacionalidades, mas nem por isso ele deixa de ser especial e ser o melhor sentimento do mundo!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas me pareceu interessante. Gosto de livros bem-humorados, e algo me diz que a personagem é bem bacana :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Consuelo, é cheia de graça e tem sempre uma piada pra tudo!
    Volte sempre, beijos!

    ResponderExcluir